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Saiu do forno: Designlicious

Saiu do forno: Designlicious

Nosso primeiro post fala sobre o surgimento da ideia e da marca gráfica Designlicious

Estamos aqui hoje, Diego (eu), Cid, Lucien e Rhaiane (nossa primeira colaboradora), dando o início em um projeto há muito trabalhado. Antes de tudo, caro leitor, espero que nossa equipe possa, de alguma forma, contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Que você se delicie com as informações, se divirta e junte-se a nós nesse banquete que será o Designlicious!

… Já é hora de botar a mão na massa. Com o blog pronto, pensamos:

– Sobre o que poderia ser o primeiro post?

E então, um de nós disse:

– Porque não falar sobre a criação da nossa identidade visual?

Portanto, cá estou, para partilhar com vocês, os processos de desenvolvimento da identidade do Designlicious.

O Nome:

Como todo designer, uma das primeiras coisas pensamos antes de iniciar um projeto foi o nome. O nome veio a partir de um brainstorm feito no nosso antigo local de trabalho (houve uma época em que nós três – Diego, Cid e Lucien – éramos designers na mesma empresa). Nós sentíamos a necessidade de criar um blog que atendesse a um nicho específico, mas ainda sem saber ao certo qual. Depois de muita conversa, o nome veio: Designlicious.

“ Taí, podemos falar sobre gastronomia e design.”

Acreditem, foi assim que aconteceu. O nome surgiu e, junto, veio a ideia de nicho e a partir daí começamos a desenvolvê-la. Acreditamos que estamos em um momento onde o Design está tendo seu sabor devidamente apreciado, e nós, particularmente, percebemos isso a cada novo estabelecimento alimentício que surge. Isso pode ser notado através de embalagens, websites, ambientação e outros aspectos. Com a ideia recém saída do forno, começamos a elaborar a receita que daria forma a este blog.

Marca gráfica:

Tendo o nicho de estudo e nome definidos, partimos para a geração de alternativas de marca gráfica. Desde o estudo de referências, esboços e resultado final, este processo levou cerca de 2 meses para ser finalizado.

Alternativa 1:

Alternativa 1 do logo do Designlicious

A ideia dessa alternativa, era de usar os tons de vermelho e amarelo, como uma homenagem e referência ao design de identidades ligadas a comida, especialmente fast foods, como Mcdonalds, Habib’s e Pizza Hut, somente para citar alguns. O D foi modificado para lembrar um biscoito mordido (ou bolacha em algumas cidades), e a fonte Diavlo foi selecionada pelas suas terminações pontiagudas que lembram o finalzinho de um sorvete.

Pattern da alternativa 1 do logo Designlicious

Após muita conversa essa alternativa foi engavetada. Decidimos criar outras que ligassem de uma forma mais direta o design à gastronomia.

Alternativa 2:

Alternativa 2 - Mascote Designlicious

Com o pensamento de unir o design à gastronomia na identidade da nossa marca, definimos a Pen, tão recorrente no nosso universo, como embaixadora do design na nossa identidade visual. Fizemos então um mascote, onde a ferramenta (pen tool) é incluída como sendo a “colherzinha” do sorvete.

Estudos de mascote para o Designlicious

O D foi estilizado à mão e vetorizado para se juntar a fonte Androgyne.

As cores foram influenciadas pelas sorveterias e cafés dos anos 70, dando um toque retrô à marca.

Estudo de cor e tipografia para o logo Designlicious

Unindo assim, o conceito de design e gastronomia… errr… na verdade não.

No final, consideramos que havia muita informação, além do mascote não funcionar bem na redução, excluindo assim, a possibilidade de usá-lo como marca principal.

Porém gostamos da ideia de ter um mascote na identidade, o que acham?

Alternativa 3:

Alternativa 3 para o logo Designlicious

A partir das alternativas anteriores, foi definido que a identidade precisaria ser mais minimalista e direta. Aproveitamos o conceito da Pen e começamos a fazer estudos.

Estudo do símbolo para o logo Designlicious

Aqui a ideia era inserir uma “gota” no negativo da pen, com o intuito de passar a ideia de uma gota que represente chocolate derretendo e escorrendo, ou a gota que escorre de uma bebida gelada, aliado ao liquido borbulhando com objetivo de passar a ideia de um caldeirão e/ou um laboratório de ideias.

Sentíamos que ainda havia muita informação e simplificamos a ideia:

Estudo do símbolo pentool do logo Designlicious

A Pen foi direcionada com a ponta para baixo seguindo assim o sentido da escrita. O vermelho foi resgatado e usado como cor principal, aplicando a marca tanto em positivo como negativo.

Aplicação do logo Designlicious

A fonte FreeHand 575 foi editada para valorizar a parte deliciosa do Designlicious, concluindo assim, a etapa de definição da nossa identidade.

Pesquisa:

Após todas as etapas resolvemos pesquisar mais sobre o assunto. Descobrimos então que um trabalho do mesmo intuito deste projeto foi feito pela Bansheer Graphic Books, no livro de mesmo nome, Designlicious: Gastronomy by Design.  No entanto eles se limitaram a 1.000 estabelecimentos e nenhum no Brasil.

Sendo assim, temos orgulho em dizer que o Designlicious é o primeiro blog brasileiro dedicado a falar sobre Design aplicado a Gastronomia. Delicie-se com o banquete que será trazido até você a partir de agora.

Bom, é isso!

Espero que tenham saboreado esse primeiro post.

O que eu aprendi com esse projeto?

– Sem dúvida, nós somos os nossos clientes mais chatos.

Abraços!

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