Especiais posted by

E se as fontes tivessem sabores?

E se as fontes tivessem sabores?

Conheça o projeto Taste the Font, do estúdio de comunicação visual Prim Prim

Qual seria o sabor da Courier New? E da Times? Será que a Comic Sans seria amarga para representar o quanto ela é rejeitada por alguns,  se não a maioria, dos designers? Bem, acredito que essas perguntas ainda ficarão sem respostas já que não é possível dizer qual é o sabor das fontes. No entanto, Kotryna Zilinskienė e Miglė Vasiliauskaitė, diretoras de criação e arte, respectivamente, do estúdio Prim Prim, na Lituânia, resolveram transcender o design gráfico no campo da arte contemporânea e fizeram esta “brincadeira”.

Kotryna Zilinskienė e Miglė Vasiliauskaitė

Kotryna Zilinskienė e Miglė Vasiliauskaitė

“É assim que o projeto nasceu e se mantém em curso. Tudo é muito simples. Nós não somos grandes cozinheiras, nem os fotógrafas de alimentos – apenas 2 designers gráficas loucas. Toda a diversão é para descrever o sentimento da fonte, fazendo um prato, que tenha o seu sabor.”

Confiram alguns exemplos e as explicações da relação fonte-sabor descrita por elas:

Sabor da fonte Times: Torradas com ovos Sabor da fonte Times: Torradas com ovos

Se a fonte Times tivesse um sabor, seria como um café da manhã britânico tradicional – ovos fritos com bacon!

Por quê? Porque a Times foi criada (supervisionada por Stanley Morison e desenhada por Victor Lardent), em 1931, para o jornal The Times e ao longo de décadas, todas as manhãs esta fonte estava sendo “engolida” pelos olhos das famílias britânicas ao comer os gordurosos ovos fritos com bacon.

Sabor da fonte Courier New: Sanduiche

Sabor da fonte Courier New: Sanduiche

Se a fonte Courier New tivesse um sabor, seria um prato bem simples – sanduíche!

A razão para tal argumento você pode encontrar na história da fonte. Courier New foi projetada por Howard “Bud” Ketler em 1955 e logo se tornou uma fonte padrão utilizada em toda a indústria de máquina de escrever. Mais tarde, a fonte foi redesenhada por Adrian Frutiger e finalmente, a nova versão, apareceu com o Windows 3.1.

É difícil imaginar quantas vezes diferentes sanduíches foram comidos pelos datilógrafos  e “micreiros”, enquanto criavam calos cheios de maionese nos dedos.

Sabor da fonte Comic Sans: Marshmallows

Sabor da fonte Comic Sans: Marshmallows

Se a Comic Sans tivesse um sabor seria um sabor que faria nosso coração derreter. Com a nossa língua e os dentes nos sentiríamos massa macia e viscosa. Sim, marshmallows!

Comic Sans foi criada em 1994 pelo americano Vincent Connare, a fim de imitar as fontes usadas nos livros de quadrinhos há décadas.

Sabor da fonte Gothic 821 Condensed: CaféSabor da fonte Gothic 821 Condensed: Café

Qual é a melhor fonte para café? Suave e encorpado. É como um cappuccino espumado. É por isso que Gothic 821 Condensed foi escolhida para o logotipo Café Vero.

A fonte foi desenhada pelo designer Heinz Hoffman em 1990.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Comments