Branding posted by

5 logotipos de Fast Foods comentados

5 logotipos de Fast Foods comentados

Conheça as “receitas de Design” do Mc Donald’s, Burger King, Subway, KFC e Pizza Hut

Com a rotina que temos hoje em dia, onde todos buscamos otimizar o tempo sempre que possível, os restaurantes fast foods se tornam um enorme aliado da “vida corrida” que levamos.  Sanduíches são o que há de mais comum nos menus destes restaurantes. Entretanto, quando o assunto é Design, podemos encontrar outros elementos que são compartilhados entre eles.

Mc Donald’s

Logo do MC Donald's comentado

A Arcos Dourados, é um ícone da indústria de fast-food e da cultura norte-americana, como um todo. É um dos logotipos mais conhecidos do mundo e, pode ser visto em quase qualquer lugar. Sabe aquele cheirinho peculiar que você sente quando passa próximo a um dos restaurantes e que praticamente te convida para entrar? Pois é, isso é muito bem pensado, inclusive a escolha da cor. A cor vermelha atrai aquelas pessoas que estão com mais fome e, é por isso que muitos outros Fast Foods fazem o uso da cor.

O atual logotipo do McDonalds consiste em uma cor dourada no “M”, que representa o nome da corporação. O símbolo de duplo arco “M” apareceu pela primeira vez em 1968.

As cores do logotipo do McDonalds são compostas por tons de dourado e vermelho, usados para representar a força da empresa. Os dois arcos são coloridos em tom de ouro. No entanto, a cor vermelha é utilizada como pano de fundo do distinto logotipo do McDonalds. Podemos interpretar que a supremacia e autoridade da empresa, são reveladas pelo emprego dessas duas cores de destaque.

Junto com o “M” do logotipo do McDonalds, também temos a aplicação com nome da empresa, onde é utilizada uma fonte simples, mas ao mesmo tempo atraente e envolvente, que define a imagem forte da empresa.

McDonalds

Burger King

Logo do Burger King comentado
O logotipo do Burger King demonstra uma imagem sedutora e vivaz de um restaurante de fast food, que é ideal para a cultura fast food entre os adolescentes. As cores cintilantes usadas no logotipo são vibrantes o suficiente para chamar a atenção dos espectadores.

A forma do logotipo do Burger King, aparece como uma figura redonda inclinada, com metades de pão de ambos os lados, e a fonte é inscrita no centro de um turbilhão, mostrando todo o logotipo.

As três cores utilizadas são vermelho, amarelo e azul. O requinte das três cores básicas constitui um símbolo marcante e suficientemente atrativo para  as pessoas, independentemente de suas idades.

A fonte usada transmite clareza e simplicidade, e seu tamanho na palavra ‘King’ é um pouco maior do que o de ‘BURGER “, realçando a beleza do logotipo.
O logotipo da Burger King, além de ser um dos mais reconhecidos dentre os fast foods, também conseguiu manter sua aparência padronizada ao longo dos anos. Ele é simples na sua concepção e é eminente, não só entre os jovens, mas também para os adultos. O emblema tem provado ser uma garantia de qualidade da marca.

Subway

Logo do Subway comentado

Subway se posiciona como o “Fast Food saudável”. Seu objetivo é convencer os consumidores de que ele é a opção consciente de saúde para o indivíduo ocupado. A paleta de cores apresenta um amarelo alegre e um verde escuro floresta, a cor dos vegetais. O logotipo do Subway é um dos mais populares e memoráveis ​​da indústria alimentícia, com um aspecto muito atraente.

O logotipo Subway original foi projetado em 1968. Ele apresentava as cores preto, branco e amarelo, e foi usado até 2002. O novo logotipo foi introduzido em 2002 com as cores amarelo e verde e uma ligeira mudança no tipo de letra, o que ajudou a combinar com o slogan “Eat Fresh“.
A primeira letra “S” e a última letra “Y” possuem “setas” a fim de retratar a entrada e saída de um metrô. A cor verde utilizada no logotipo Subway produz um grande efeito e desempenha um importante papel, conforme mencionamos acima, o de convencer o consumidor de que a empresa é uma opção de fast-food saudável em comparação a outras como McDonalds e Burger King.

Subway logos e loja

KFC

Logotipo do KFC comentado
Kentucky Fried Chicken, o KFC, foi fundado pelo Coronel Harland Sanders, em 1952, mas somente em 1991 teve o nome adotado na forma abreviada.
O logotipo do KFC retrata a imagem de seu fundador, Coronel Sanders. A empresa tem mantido uma identidade visual bastante consistente, preservando os componentes determinantes do rosto do coronel e acompanhando as mudanças visuais da indústria de fast food.

O logotipo da KFC passou por várias revisões. Em 1978, um novo logotipo foi introduzido com uma ligeira mudança de tipo de letra. Em 1991, a empresa lançou um novo logotipo com a sigla “KFC” como uma medida para distinguir o restaurante como uma opção mais saudável de comer. Este logotipo, no entanto, foi reformulado e simplificado, mais uma vez, em 1997.
Em abril de 2007, a empresa lançou um novo logotipo que exibiu o Coronel vestindo avental em vez de o paletó branco de um cozinheiro vermelho. O novo logotipo do KFC, foi desenvolvido pela Tesser. Essa versão mais recente apresenta cores mais brilhantes e um rosto mais distinto e mais amigável do fundador, mantendo a gravata borboleta preta, óculos e cavanhaque.
O coronel sorrindo, é exibido contra um fundo vermelho que iguala o avental vermelho, com o nome da empresa na inscrição grossa preta próxima ao queixo. O emblema tem dinamismo, profundidade e dimensão. A fonte do logotipo do KFC é uma versão modificada da fonte Friz Quadrata.

KFC logos e loja

Pizza Hut

Logo do Pizza Hut comentado
O Pizza Hut pode não se enquadrar exatamente como um fast food, mas não poderia estar fora desta lista pois é uma das maiores cadeias de restaurantes do mundo, conhecida por suas diferentes variedades de pizzas e pratos, incluindo massas, saladas, breadsticks e asas de búfalo, e emprega mais de 30 mil pessoas em 95 países.

O primeiro logotipo da Pizza Hut apareceu em uma placa sinalizando a primeira loja da Pizza Hut em 1958. Consistia em uma simples Sans Serif, e escrito “Pizza Hut”, por causa do espaço limitado na placa. Quando Pizza Hut viu Shakey Pizza, uma rede concorrente que, estava em expansão na costa oeste dos EUA naquele tempo, Dan e Frank Carney (fundadores da empresa) decidiram projetar uma identidade corporativa para a sua empresa.
Eles procuraram a ajuda de um arquiteto chamado Richard D. Burke, que construiu uma forma de mansarda para sua loja. Assim deu-se origem a um novo logo, que permaneceu em uso entre 1967 e 1999.
O atual logotipo da Pizza Hut (EUA) foi criado em 2008, quando a Pizza Hut começara a oferecer massas em seu cardápio. A cor vermelha também se faz presente no logotipo da Pizza Hut, pois além da razão citada no logo do Mc Donalds, representa frescor, enquanto a cor amarela representa riqueza, sabor e alegria.

No Brasil, Reino Unido e alguns países asiáticos, o Pizza Hut utiliza o novo logotipo na versão horizontal e com aspecto mais moderno.

Pizza Hut - Logos e primeira loja

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Comments