Embalagens posted by

Como se faz garrafa pet?

Como se faz garrafa pet?

Confira o processo de produção de um recipiente PET

As garrafas de politereftalato de etileno, ou PET, ao longo dos anos veio substituindo aquelas nostálgicas garrafas de vidro dos tempos anteriores ao Plano Real, no Brasil. Por serem descartáveis e não precisar de levar ao local de venda para trocar por uma nova garrafa de bebida (como eram com as garrafas de vidro), as garrafas PET ganharam o mercado. Hoje em dia elas tem infinidades de formas e cores, o que faz com que os Designers de produto possam criar e inovar cada vez mais, como podemos ver alguns exemplos de PETs abaixo:

Garrafas PET

Mas como são feitas essas garrafas e recipientes? Existem algumas etapas para produção da garrafa PET. A seguir veremos um resumo de algumas dessas etapas:
1 – As bolinhas de PET são misturadas automaticamente em uma máquina com fragmentos de PET reciclado.
2 – Essa mistura, cai em outra máquina que adiciona plástico ao composto da etapa 1 e se aquecem a 315°C, o que os torna um plástico líquido e pegajoso (Nesta fase pode-se adicionar corante para colorir as embalagens).
3 – O plástico líquido vai à outra máquina, onde são pressionados em um molde em forma de tubo de ensaio. São as chamados “pré formas”

preforma

4 – As pré formas moldadas passam por um sistema de refrigeração integrada para endurecerem. (…)
5 – (…)E são levadas a uma máquina de sopro, onde ficam isoladas em uma câmara com o molde da garrafa. A máquina injeta ar em alta pressão para dentro da pré forma, que infla e se ajusta ao molde no formato do recipiente desejado.

Processo do sopro de garrafa PET

Molde da garrafa PET

6 – Com as garrafas PET já em sua forma final, elas passam por processos de limpeza e rotulagem até receberem seus produtos, serem lacradas e serem transportadas até chegar ao local de venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Comments