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Designlicious entrevista: Roberto Muntoreanu, sócio da agência Binky!

Designlicious entrevista: Roberto Muntoreanu, sócio da agência Binky!

Conheça o Pepper House e seu conceito diferente de restaurante. Entrevistamos o Roberto Muntoreanu, sócio-fundador da agência Binky, especialista em consultoria e gestão de marca!

Olá a todos! Tivemos a oportunidade de entrevistar o Roberto Muntoreanu, um cara que está com lugar garantido na minha lista de boas referências. Sócio fundador da Binky, uma agência incrível,

Roberto Muntoreanu

Roberto Muntoreanu

focada em consultoria, gestão de marca e planejamento estratégico de comunicação.

A agência conta com um portólio de dar água na boca, com clientes como PUC RIO, MPB FM, Rio Prefeitura e muito mais! Em nossa conversa, falamos um pouco sobre o Pepper House, um restaurante com foco na tradição da pimenta e sobre a própria agência Binky. Relaxe um pouco, confira nossa conversa e inspire-se!

Designlicious: Olá, Roberto, primeiramente muito obrigado pela oportunidade de batermos esse papo!

Eu é que agradeço, Diego!

 

 

Designlicious: Gostaria que você se apresentasse pro pessoal.

Olá, sou Roberto Muntoreanu, sócio e orientador criativo da Binky, uma agência especializada em desenvolvimento, reposicionamento e planejamento estratégico de comunicação. Ao longo de minha carreira, participei de projetos com clientes de variadas áreas, dentre eles Grupo Accor, Edenred, Disney, GSK, Ticket, Atento, Coca-Cola, Petrobras,Odebrecht, Vale, Pfizer, SulAmérica e Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

Designlicious: O que ou quem te inspira?

Costumo dizer que tudo inspira o designer. O design vem pelo repertório que você constrói como pessoa, então uma viagem pode te inspirar, assim como um prato de comida, uma vivência. A inspiração está diretamente relacionada à identificação com o projeto. Quanto mais conheço e acredito, melhor fica.

Designlicious: Nos fale um pouco sobre a agência Binky.

A agência Binky foi fundada há três anos, quando eu, Marcelo (designer) e Fabi (publicitária) juntamos nossos computadores pessoais e alugamos uma sala em Laranjeiras. Conseguimos crescer nosso negócio, captar grandes clientes, aumentamos a equipe e, hoje, funcionamos no prédio do antigo Colégio São Marcelo, na Gávea.

Foto sócios agencia binky

Da esquerda para a direita, Marcelo Nascimento, Fabiana Cazzani e Roberto Muntoreanu

Como o próprio nome sugere – Binky é um estado de euforia, a maneira como os coelhos se agitam quando estão felizes – somos uma empresa que aposta em felicidade.

Desenvolvemos um método próprio combinando branding, experiência do usuário e design thinking. Nosso objetivo é a satisfação do usuário final, desenvolvendo projetos mais humanos, sem perder a mensuração de resultados.

Nosso ambiente de trabalho também reflete esta felicidade. Valorizamos o bem estar e substituímos terno e gravata por bermuda e chinelo, trabalhando da maneira mais confortável possível. Na sala de reunião, cadeiras de rodinha e mesa polida são substituídas por sofá e uma pequena mesa personalizada. A intenção é que o ambiente seja descontraído, com o objetivo de facilitar a produção de novas ideias e gerar conhecimento. Acredito que quando o funcionário trabalha satisfeito, seu nível de produtividade aumenta, o clima da empresa melhora. Trabalhamos com criação e precisamos de cabeças mais livres, mais frescas.

Sala de reunião da Binky

Sala de reunião da Binky

Designlicious: Como surgiu o projeto Pepper House?

O projeto surgiu quando um grande amigo apaixonado por pimenta, Alexandre Paulino, nos procurou com a ideia de criar um restaurante em casa, prática comum em alguns países da Europa. Ele promoveu seis experiências de jantar em casa, todos com pratos apimentados e com influências de países que têm tradição em pimenta. Ao percebermos que a procura pelos molhos de pimenta aumentavam a cada jantar, o orientamos a mudar o foco do negócio para molhos e dips. Os jantares agora são ferramentas de divulgação.

Logo restaurante pepper house
camisa restaurante pepper house

Designlicious: A partir do briefing, como foi o processo criativo? De onde surgiram as inspirações?

Como já temos muitos produtos de pimenta no mercado, tivemos que ter um processo rigoroso. Provamos muitos produtos, buscamos referências e, principalmente, entramos neste universo, o que fazemos em todos os nossos projetos criativos. É importante que o designer se envolva com o tema, que entenda do assunto que está trabalhando.

logo restaurante pepper housecartao de visita restaurante pepper houseembalagem restaurante pepper house

Como o projeto da Pepper House foi muito pessoal, já que o cliente é um amigo, utilizamos muito da personalidade dele na marca. Desenvolvemos um produto a partir do conceito “old is cool“, algo “da pesada”. O Alexandre é apaixonado pelo o que faz e criamos nossas ideias juntos, já que projetos com marcas exigem um trabalho muito próximo de seu cliente.

ilustrações restaurante pepper house

Designlicious: Algum desafio no meio do caminho?

Um dos nossos desafios foi adaptar o processo de produção. Como a verba inicial era pequena, tivemos que criar um material visual de qualidade, que respeitasse as características do cliente e tivesse um orçamento adequado.

Designlicious: Poderia compartilhar com o pessoal um pouco da metodologia de criação da Binky?

Criamos nossa  própria metodologia, combinando branding, experiência do usuário e design thinking.  Para mapear as sensações e emoções que o produto causará no consumidor, são necessários processos repletos de conceitos. No âmbito da experiência do usuário, campo altamente multidisciplinar, é necessário incorporar aspectos da psicologia, antropologia, etnografia, design gráfico, entre outras.

No design thinking, processo para a prática criativa de solução de problemas, combina-se empatia, criatividade e racionalidade para atender às necessidades do usuário final. O processo divide-se em sete etapas: Definir, Investigar, Criar, Testar, Selecionar, Implementar e Aprender.

Todos esses métodos convergem em uma gestão orientada ao retorno do investimento (ROI), com o objetivo de otimizar e aumentar o impacto e o custo benefício. Para facilitar a compreensão desta metodologia, criamos um site que a aplica em uma situação hipotética: “Como sobreviver a um apocalipse zumbi?”. Vocês podem acessar no endereço www.binkologia.com.br. Com a chegada da Copa do Mundo, teremos novidades neste site. Em breve vocês poderão conferir.

Designlicious: Alguma dica de ouro pra galera que está começando na  área?

Estude, leia muito e aprenda a escrever bem. Todo projeto de design necessita de aprofundamento. Se você não pesquisa, seu projeto ficará raso. Não fique preso a questões de estéticas, pois as tendências passam. Invista no estudo.

Designlicious:Essa não pode faltar! Qual seu prato favorito?

Quando era criança e adoecia, minha mãe fazia o chamado “prato de doente”: arroz, feijão, carne moída e purê de batata. É meu prato preferido até hoje, mas tem que ser o da minha mãe!

Conheça mais sobre a agência em:

http://www.binky.com.br/

e
https://www.facebook.com/agenciabinky

(Dêem uma olhada nas tirinhas, são muito legais!)

 

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