Branding posted by

5 mascotes famosos que popularizaram marcas e aumentaram as vendas!

5 mascotes famosos que popularizaram marcas e aumentaram as vendas!

Confira os 5 mascotes mais saborosos do mundo da gastronomia e a história por traz de cada um!

Quem não conheçe o franguinho da Sadia, o tigre do Sucrilhos ou os deliciosos M&M’s? Pois é, esses carinhas são escolhidos para representar visualmente uma marca e seus valores, aproximando a mesma do seu público-alvo.
Mascotes elevam a relação entre o consumidor e a marca à um nível mais emocional, criando laços de identificação por parte do consumidor, tornando esses personagens parte fundamental da comunicação e estratégia promocional das marcas.

Pesquisa de uso dos mascotes:

Uma pesquisa quantitativa com mais de 200 marcas e seus mascotes revelou que a humanização dos produtos ( como o caso do M&M`s) predomina no mercado, sendo 40% das marcas avaliadas. O setor alimentício e de bebidas lidera o uso dos mascotes com 60% das marcas avaliadas. O levantamento aponta que a humanização de animais em mascotes tem maior incidência com as aves (20%), seguidas por felinos(19%), coelhos (10%), ursos (9%), vacas(6%), ratos (4%), cães (3%) e outros (29%).

 

1: Chester Cheetah – cheetos:

mascote Chester Cheetah Cheetos

Mascote Chester Cheetah

Chester Cheetah é capaz de loucuras para comer o salgadinho Cheetos, criado em 1986 pela agência DDB Needham, aparecia em anúncios de Tv e impressos. Sua aceitação foi tão grande que se tornou símbolo oficial da marca. Em 1990 o personagem se popularizou tanto que entrou no mundo dos video-games e em 1994 Chester Cheetah ganhou as embalagens do Cheetos. Com o tempo o personagem evoluiu sua aparência, deixando os traços de desenho animado e adotando a animação gráfica. (particularmente adorava ele em traços desenhados).

evolução mascote Chester Cheetah Cheetos

Evolução do mascote Chester Cheetah – Cheetos

embalagem-cheetos-mascote

Chester Cheetah nas embalagens da Cheetos

mascote Chester Cheetah Cheetos video-game

Mascote Chester Cheetah em video-game

2: Tony The Tiger – Sucrilhos:

mascote Tony the tiger Sucrilhos kellogs

Mascote Tony The Tiger

Saudável, forte e radical, Tigre Tony está sempre incentivando todos a praticar esportes. Criado por, Eugene Kolkey e Leo Burnett, em 1951 Tony ganhou o concurso para definir o mascote da nova marca Sucrilhos Kellogg’s. De 1970 a 1974 a família Tony foi aumentando, chegando ganhar um filho (tony jr), uma mamãe ( Mama Tony), esposa ( Mrs. Tony ) e uma filhinha (Antoniette) , porém a duração da família não foi longa e Tony assumiu o papel de mascote oficial da marca. Em 1983 ele ganhou traços mais musculosos e passou a ser mais esportista, ganhando cada vez mais o público infantil. Foi considerado pela revista Adverting Age como um dos dez maiores personagens do século 20.

evolucao-mascote-Tony-The-Tiger-Sucrilhos-Kellogs

Evolução do mascote Tony The Tiger – Sucrilhos Kellog´s

embalagem sucrilhos mascote tony the tiger

Tony The Tiger nas embalagens de Sucrilhos

familia tony the tiger

Familia do Tony The Tiger

tony the tiger esportes

Tony The Tiger Esportes

3: Ronald McDonald – Mc donalds:

mascote ronald mcdonalds

Alegre e agitado, criado por Oscar Goldstein, Ronald teve sua primeira aparição em 1963, mas somente em 1967 se tornou o mascote oficial do McDonald`s. O primeiro ator que se caracterizou como Ronald foi Willard Scott, que interpretava o Bozo na TV americana. Com o tempo Ronald sofreu mudanças drásticas no seu design, em sua primeira aparição o personagem usava um chapéu feito com uma bandeja e um copo no nariz(muito,muito assustador!).
No final dos anos 60 seu sucesso era tanto que rivalizava com Mickey Mouse e o McDonald`s chegou a cogitar criar seu próprio parque temático.
Uma pesquisa com estudantes americanos revelou que 96% deles conseguia identificar o mascote, perdendo apenas para o Papai Noel.
Sabia que o Ronald Tem um antecessor? Pois é, em 1955 foi criado o mascote Speedee, mas acabaram deixando de lado..

primeira aparição ronald mcdonalds

Primeira aparição do Ronald McDonald´s / Ronald McDonald’s atual

Speedee primeiro mascote do McDonalds

Speedee, primeiro mascote do McDonald’s

Confira a primeira aparição do Ronald McDonald’s!

4: Bocão Royal – Royal:

mascote bocao royal gelatina

Mascote Bocão – Royal

Sorridente, vermelho e em forma de gelatina, associando alimentação à diversão, Bocão iniciou sua participação na Royal somente em 1989, com objetivo de reforçar a já conhecida campanha de gelatinas da marca “Abre a boca, é Royal”, atraindo o consumo do produto pelo público infantil. A entrada do personagem deu mais força à iniciativa da marca, que pretendia mostrar para as crianças como era divertido comer gelatina. As campanhas mais lembradas com o “Bocão da Royal” foram ao ar entre o final dos anos 80. Usando recursos de animação gráfica, bocão leva as crianças numa viajem pelo mundo da gelatina. Em 2008 a linha regular de gelatinas Royal foi relançada, trazendo mais destaque para Bocão, além da introdução do Royalzinho. Em 2011 a Marca Royal inovou o mercado de sobremesas ao trazer uma gelatina com 2 sabores que não se misturam, e novamente Bocão se apresenta como embaixador nas publicidades da marca.

evolução bocao royal

Evolução do mascote Bocão- Royal

embalagem bocao royal

Bocão nas embalagens da Royal

mascote royalzinho royal

Royalzinho

5: Lequetreque – Sadia:

mascote lequetreque franguinho sadia

Mascote Lequetreque

O simpático franguinho da Sadia foi criado em 1971 pela agência DPZ1, como parte da estratégia da marca para popularizar seu frango defumado. Em sua primeira aparição nosso querido franguinho socorre uma dona de casa que estava em apuros com o jantar, numa animação a traço veiculada na Tv preto e branco, com objetivo de passar a idéia de praticidade, rapidez e conveniência. Lequetreque só ganhou seu nome em 1985 através de um concurso entre consumidores. Na década de 90 a aceitação do público foi muito alta, com seu jeito atrapalhado e muito carisma, Lequetreque conquistou seu espaço nas famílias brasileiras e foi nomeado porta-voz oficial da marca. Com a chegada do século XXI o mascote recebeu diversas atualizações, seu corpo ficou mais bem definido, suas penas mais sedosas e seu capacete mais moderno. Em 2005, para celebrar suas origens nacionais as cores do capacete mudaram para verde e amarelo. Em 2007 Lequetreque sofreu novas mudanças, modelado primorosamente em 3D, sua personalidade carismática, veloz e alegre se acentoou ainda mais, a partir daí passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando ainda mais sua conexão com a marca.

evolução mascote lequetreque sadia

Evolução do mascote Lequetreque – sadia

mascote sadia publicidade embalagem

Franguinho da Sadia publicidade e embalagem

Confira a primeira aparição do franguinho da Sadia!

Então, qual mascote do mundo gastronômico ficou faltando nessa lista?

abs 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Comments