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Designlicious entrevista: Helena Rodrigues sócia-fundadora da rede social BeerClue!

Designlicious entrevista: Helena Rodrigues sócia-fundadora da rede social BeerClue!

Conheça o BeerClue, a nova rede social que tem o objetivo de dar ao usuário, a mais completa experiência em cerveja!

Para você que curte cerveja, já imaginou uma rede social, onde você encontra a cerveja que gostaria de beber, descobre qual o copo correto para apreciá-la, quais pratos harmonizam com seu paladar, além de criar um catálogo pessoal de cervejas, compartilhando opiniões e experiências com outros apreciadores? Pois é, a rede social BeerClue faz isso e muito mais!

Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto batendo um papo com a Helena Rodrigues, sócia-fundadora da Rede Social.

Sente-se, encha seu copo com uma boa gelada e inspire-se com esse incrível projeto!

Oi Helena! Muito obrigado pela oportunidade de batermos esse papo! Nos conte um pouco sobre você e a equipe.

Olá Diego! Esse projeto foi desenvolvido por mim e mais 4 pessoas. Sou a Designer, o Luiz Bordim é o Arquiteto de Informação e o Hugo Antunes, Leonardo Navarro e Lucas Cruz são os desenvolvedores que fizeram a mágica acontecer.

equipe beer clue

Da esquerda pra direita: Lucas, Hugo, Leo, Luiz e Helena.

Da onde surgiu a idéia do Beerclue?

Isso foi em 2012, eu estava no último ano da faculdade de design, procurando uma ideia legal para fazer meu projeto final de conclusão de curso. Não queria “perder” um ano de esforço e trabalho para algo acadêmico apenas. Queria transformar em realidade seja lá o que eu fosse projetar.
Nessa época, eu estagiava na Globo.com na mesma equipe do Hugo, e em uma de nossas conversas ele me falou da sua ideia de fazer uma rede social de cervejas. Na mesma hora eu abracei a causa e convidei o Luiz para fazer o projeto comigo. E assim demos início ao que vem a ser o Beerclue hoje.

web design beerclue

Nos fale um pouco sobre como funcionou o processo de criação da Rede social?

Inicialmente, eu e o Luiz estudamos o mercado de cerveja e observamos um crescimento, não só no interesse e no consumo das pessoas em relação a essas cervejas especiais, mas também no aumento da facilidade de encontrar esse tipo de produto. Estava claro que as cervejas premium estavam mais fáceis de serem encontradas do que a alguns anos atrás. Além disso, percebemos uma mudança no comportamento das pessoas, muito similar ao que aconteceu com o vinho, que passou a ser tratado com um caráter mais especial, que engloba toda uma experiência de consumo e de harmonização. Essa experiência estava sendo trazida para o universo da cerveja e isso era ótimo. A partir disso, fizemos alguns estudos para confirmar nossas observações e começamos a conversar com pessoas que consumiam esse tipo de cerveja. Não estavamos interessados só nos “experts” no assunto, mas também, aquelas pessoas que queriam começar a apreciar e atingir a experiência citada anteriormente e não conseguiam, porque estavam “perdidas”.

criação da marca Beerclue

Com todo esse rico material, pudemos criar nossas Personas (etapa do processo de Design que envolve criar pessoas hipotéticas que assumem características dos usuários reais) e começar a imaginar, de fato, como o produto ajudaria e atingiria nosso público.

criação da marca Beerclue

Assim, estruturamos nosso modelo conceitual, funcionalidades, fluxos, estilo visual (que estava bastante claro em nossas mentes) e partimos para o desenho dos wireframes e das telas finais. Desenhamos muitas funcionalidades legais e úteis para gerar uma experiência completa para o apreciador cervejeiro. Muito do que foi pensado ainda não está no ar, mas prometemos, que estamos trabalhando bastante para que logo esteja.
Bom, com toda a etapa de design desenvolvida, mostramos o projeto para o Hugo (que teve a ideia inicial), que convidou o Leonardo e começaram a tocar o desenvolvimento do produto. No início desse ano, ganhamos o reforço do Lucas para acelerar tudo.
Como todos temos nossos empregos, o projeto foi todo desenvolvido a noite e nas madrugadas e teve muitas horas de esforço e carinho por parte de todos para podermos entregar algo que realmente fosse de ajuda para os apreciadores.

Quais foram suas inspirações para o projeto?

A maior inspiração foram nossos potenciais usuários 🙂
Além disso, observamos um bocado de produtos referentes a consumo de vinhos, pois, como disse anteriormente, acreditávamos que estava começando a existir o mesmo comportamento no consumo de cervejas premium. Também olhamos alguns sites referentes a cerveja, principalmente fora do Brasil, já que aqui, não encontramos muitas referências.
A partir daí, com nossas Personas criadas, mantivemos como foco criar algo elegante e fácil para ajudar as pessoas a entrarem no universo cervejeiro.

Nota-se uma preocupação com relação a usabilidade do site. Como funcionou esse processo?

Nós do Beerclue sempre trabalhamos nessa área, de experiência do usuário (UX), que tem como foco fazer a melhor experiência possível para os usuários e, dentro disso, a usabilidade está sempre presente. Não só eu e o Luiz, que somos designer de formação e devemos estar sempre preocupados com esses princípios, mas também os desenvolvedores, estávamos sempre pensando em deixar o site mais simples e fácil para o usuário, sem deixar de ser elegante e trazer uma experiência de consumo boa. E isso foi ótimo, pois nem todo mundo tem a possibilidade de trabalhar com um time que possui a mesma linha de raciocínio e as mesmas preocupações.

wireframe site beerclue

rafe web beerclue
Falando um pouco do processo, a área de Arquitetura de Informação e de Usabilidade foi muito estudada e explorada no nosso projeto final, era algo realmente importante e um dos fatores para que o produto desse certo. Por isso, quando começamos a desenhar os wireframes e as telas, nossa cabeça estava voltada para os princípios estudados e para os nossos usuários, que deveriam ter uma experiência completa com uma curva de aprendizado baixa.
Outro ponto importante a ressaltar é que prentedemos fazer alguns testes de usabilidade com nossos usuários para identificar possíveis dificuldades e aprimorar o produto.

home web layout beerclue

6- Algum desafio no meio do caminho?

As madrugadas são muito curtas. hahaha. É o que eu falei, todos nós temos nossos empregos, o Beerclue foi tocado totalmente em paralelo a tudo, então é realmente necessário acreditar e ter muita vontade de fazer uma coisa legal. Não ganhamos nada com isso ainda. É preciso muita força de vontade, porque não é fácil sentar no computador e trabalhar em alguma coisa no fim do dia depois de já ter trabalhado o dia inteiro. 😉
Queremos ajudar as pessoas a escolherem e a tomarem as melhores decisões na hora de comprar a sua cerveja. E queremos fazer isso da melhor forma possível.

Quais os próximos passos a serem percorridos pelo Beerclue?

O que hoje está no ar é muito pouco perto do que temos desenhado e planejado. O Beerclue terá uma dinâmica maior de interação entre os usuários, além de uma inteligência maior de sugestão de cervejas de acordo com o perfil de cada um e uma melhor experiência de exploração e descoberta. Além de um montão de coisas que eu não posso falar, se não deixa de ser surpresa. Se conto tudo não tirarei tantos suspiros das pessoas quando elas acessarem o Beerclue. 😉

close web design beerclue

Alguma dica pro pessoal que tem um projeto em mente, mas não sabe por onde começar?

Não desistam. 🙂
O Beerclue demorou 2 anos pra ficar “pronto”. Muitas pessoas criativas tem ideias incríveis, mas se não colocadas em prática, de nada valem.
Não podem esquecer também que vocês precisam de PESSOAS para as ideias acontecerem. Não fiquem pensando que você vai ter uma ideia e vai conseguir colocar ela em prática sozinho. Pode ser até que consiga, mas talvez com uma pessoa a mais, você tenha um resultado melhor e em menos tempo. É bom criar “alianças”, se juntar com pessoas empolgadas e criativas para crescer.
Não existe mistério, é força de vontade que diferencia umas pessoas das outras. Pode ser que sua ideia não certo, pode ser que o nosso querido Beerclue não de certo, mas valeu o processo, o aprendizado que tivemos, e os feedbacks positivos que recebemos até então. O que não vale é desistir, e ter sempre uma próxima ideia em mente para por em prática.

close web design beerclue

Essa não pode faltar…. qual seu prato e caso beba, cerveja favoritos!?

Eu sou apaixonada pelo tradicional strogonoff de carne! hahaha. Agora acredita que não sou lá muito fã de cerveja? Eu sou o perfil do vinho… Mas o Beerclue tem me ajudado bastante a escolher cervejas em potencial. Uma grande surpresa e minha favorita é a Floris Apple (provavelmente o maior sucesso deve ser com as meninas mesmo. Cerveja Fruit Beer docinha docinha, fica a dica pra quem tem uma namorada que torce o nariz para cerveja).

Conheça esse incrível projeto em: http://www.beerclue.com/
e
https://www.behance.net/gallery/6352605/Beerclue

Espero que tenham curtido a dica =)

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